Transformando o Novo Marco Regulatório EaD em Vantagem Competitiva

Este curso tratará de como utilizar as novas possibilidades regulatórias para as operações dos cursos presenciais, EaD e semipresenciais de forma diferenciada, obtendo deste modo vantagem competitiva.

Sobre o Curso

O cenário educacional brasileiro passou por significativas transformações com a implementação do Novo Marco Regulatório para a Educação a Distância (EaD). Este curso foi desenvolvido para capacitar profissionais a compreenderem e aplicarem essas novas regulamentações como uma vantagem competitiva em suas instituições.

Através de uma abordagem prática e estratégica, os participantes aprenderão a transformar as exigências regulatórias em oportunidades de inovação e diferenciação no mercado educacional. O curso combina fundamentos teóricos com estudos de caso reais e aplicações práticas, garantindo uma experiência de aprendizagem completa e relevante.

Ao final do curso, os participantes estarão preparados para implementar mudanças que não apenas atendem às novas exigências legais, mas que também posicionam suas instituições à frente da concorrência, oferecendo experiências educacionais superiores e mais alinhadas às necessidades do mercado atual.

Coordenador do Curso

Prof. Dr. Carlos Fernando de Araujo Jr.

Prof. Dr. Carlos Fernando de Araujo Jr.

Executivo da Educação Superior

Empreendedor com foco em Educação online e Inovação Acadêmica. Criou uma unidade de negócio de EaD em um grande Grupo Educacional que atualmente tem 400.000 alunos em cursos online e semipresenciais. Atuou como Pró-Reitor, Diretor Executivo EaD e Diretor Executivo Acadêmico e Inovação. Professor Pesquisador de Tecnologias Educacionais.

Equipe Docente

Profa. Alessandra Cavalcante

Profa. Ma. Alessandra Cavalcante

Líder de Projetos e Consultora Educacional

Profissional com mais de 20 anos de experiência na área educacional, sendo 15 deles dedicados ao Ensino Superior. Especialista em Gestão Acadêmica, possui ampla expertise em processos regulatórios, elaboração curricular e implantação de cursos de graduação, pós-graduação e técnicos. Impactou mais de 3,5 milhões de estudantes e formou aproximadamente 15 mil gestores educacionais.

Profa. Dra. Regina Tavares

Profa. Dra. Regina Tavares

Líder Estratégica em EaD

Líder estratégica em EaD com mais de 20 anos de experiência, especializada em gestão pedagógica, inovação e comunicação. Vencedora do Anthology Catalyst Awards (2023) por inovação em educação. Coordenou equipes multidisciplinares e o curso de Jornalismo (5.0 no MEC). Com doutorado em Comunicação (PUC-SP) e especialização no exterior (Finlândia).

Hugo Fernandes

Prof. Dr. Hugo Fernandes

Docente e Consultor

Com mais de 12 anos de experiência no ensino superior, atuou como coordenador de curso, gerente de EaD e de Educação Híbrida. Liderou o setor de Avaliação de Aprendizagem, com impacto em mais de 350 mil alunos. É desenvolvedor de software e entusiasta de soluções baseadas em inteligência artificial aplicadas à educação e gestão.

Módulos do Curso

0 Proposta Geral do Curso

MiniBio dos Profissionais, Resultados Esperados

11.10.2025

1 Contextualização Regulatória | Diagnóstico Institucional

Diagnóstico Institucional. Visão Específica do Novo Marco Regulatório e seus Impactos. Com base no formulário preenchido previamente pelos participantes, iremos discutir, o diagnóstico e apontar possíveis caminhos.

18.10.2025

2 Planejamento Estratégico e Adequação Acadêmica

Dados do Sistemas Educacional Brasileiro | Educação Superior | Mercado. Planejamento Estratégico: contexto, missão, visão, valores e objetivos e Metas. Adequações frente as novas realidades, possibilidades de diferenciação e Portifólio.

25.10.2025

3 Modelos Acadêmicos | Docentes e Mediadores

Modelo Acadêmico | Inovação Acadêmica | Adequação às Tendências | Diferenciação. Pedagógicos, Coordenadores Portifólio, Formatos de Oferta (EaD, Semipresencial, Presencial), Modelo de matrizes, PPCs Polo (Rede de Polos) Infraestrutura e modos de organização e funcionamento. Simulação de Custos. Papel dos Coordenadores.

01.11.2025

4 Tecnologias | Conteúdos | Avaliação da Aprendizagem

Sobre as Tecnologias e a Inteligência Artificial | Mediação Pedagógica em Ambientes Síncronos e assíncrono. Atuação dos Coordenadores, professores conteudistas/ Profs. Regentes, Mediadores e Tutores. Dinâmica de oferta no Polo (cursos semipresenciais e EaD) e infraestrutura específica.

08.11.2025

* Módulo Especial

De acordo com a Turma iremos promover um Módulo Bônus para apoiar as iniciativas das IES com participação de um dos professores convidados do nosso elenco.

29.11.2025

Agenda do Curso

Módulo Data Conteúdo
Módulo 0 11/10 Proposta Geral do Curso, MiniBio dos Profissionais, Resultados Esperados
Módulo 1 18/10 Contextualização Regulatória | Diagnóstico Institucional
Módulo 2 25/10 Planejamento Estratégico e Adequação Acadêmica
Módulo 3 01/11 Modelos Acadêmicos | Docentes e Mediadores
Módulo 4 08/11 Tecnologias | Conteúdos | Avaliação da Aprendizagem
Módulo Bônus 29/11 Módulo Especial com professor convidado

Informações do Curso

Início: 11/10/2023
Duração: 6 semanas
Online ao Vivo
Certificado

Suporte por WhatsApp

Suporte aos participantes para implementação das propostas, por WhatsApp, durante um mês após a conclusão do curso.