Este curso tratará de como utilizar as novas possibilidades regulatórias para as operações dos cursos presenciais, EaD e semipresenciais de forma diferenciada, obtendo deste modo vantagem competitiva.
O cenário educacional brasileiro passou por significativas transformações com a implementação do Novo Marco Regulatório para a Educação a Distância (EaD). Este curso foi desenvolvido para capacitar profissionais a compreenderem e aplicarem essas novas regulamentações como uma vantagem competitiva em suas instituições.
Através de uma abordagem prática e estratégica, os participantes aprenderão a transformar as exigências regulatórias em oportunidades de inovação e diferenciação no mercado educacional. O curso combina fundamentos teóricos com estudos de caso reais e aplicações práticas, garantindo uma experiência de aprendizagem completa e relevante.
Ao final do curso, os participantes estarão preparados para implementar mudanças que não apenas atendem às novas exigências legais, mas que também posicionam suas instituições à frente da concorrência, oferecendo experiências educacionais superiores e mais alinhadas às necessidades do mercado atual.
Executivo da Educação Superior
Empreendedor com foco em Educação online e Inovação Acadêmica. Criou uma unidade de negócio de EaD em um grande Grupo Educacional que atualmente tem 400.000 alunos em cursos online e semipresenciais. Atuou como Pró-Reitor, Diretor Executivo EaD e Diretor Executivo Acadêmico e Inovação. Professor Pesquisador de Tecnologias Educacionais.
Líder de Projetos e Consultora Educacional
Profissional com mais de 20 anos de experiência na área educacional, sendo 15 deles dedicados ao Ensino Superior. Especialista em Gestão Acadêmica, possui ampla expertise em processos regulatórios, elaboração curricular e implantação de cursos de graduação, pós-graduação e técnicos. Impactou mais de 3,5 milhões de estudantes e formou aproximadamente 15 mil gestores educacionais.
Líder Estratégica em EaD
Líder estratégica em EaD com mais de 20 anos de experiência, especializada em gestão pedagógica, inovação e comunicação. Vencedora do Anthology Catalyst Awards (2023) por inovação em educação. Coordenou equipes multidisciplinares e o curso de Jornalismo (5.0 no MEC). Com doutorado em Comunicação (PUC-SP) e especialização no exterior (Finlândia).
Docente e Consultor
Com mais de 12 anos de experiência no ensino superior, atuou como coordenador de curso, gerente de EaD e de Educação Híbrida. Liderou o setor de Avaliação de Aprendizagem, com impacto em mais de 350 mil alunos. É desenvolvedor de software e entusiasta de soluções baseadas em inteligência artificial aplicadas à educação e gestão.
MiniBio dos Profissionais, Resultados Esperados
Diagnóstico Institucional. Visão Específica do Novo Marco Regulatório e seus Impactos. Com base no formulário preenchido previamente pelos participantes, iremos discutir, o diagnóstico e apontar possíveis caminhos.
Dados do Sistemas Educacional Brasileiro | Educação Superior | Mercado. Planejamento Estratégico: contexto, missão, visão, valores e objetivos e Metas. Adequações frente as novas realidades, possibilidades de diferenciação e Portifólio.
Modelo Acadêmico | Inovação Acadêmica | Adequação às Tendências | Diferenciação. Pedagógicos, Coordenadores Portifólio, Formatos de Oferta (EaD, Semipresencial, Presencial), Modelo de matrizes, PPCs Polo (Rede de Polos) Infraestrutura e modos de organização e funcionamento. Simulação de Custos. Papel dos Coordenadores.
Sobre as Tecnologias e a Inteligência Artificial | Mediação Pedagógica em Ambientes Síncronos e assíncrono. Atuação dos Coordenadores, professores conteudistas/ Profs. Regentes, Mediadores e Tutores. Dinâmica de oferta no Polo (cursos semipresenciais e EaD) e infraestrutura específica.
De acordo com a Turma iremos promover um Módulo Bônus para apoiar as iniciativas das IES com participação de um dos professores convidados do nosso elenco.
| Módulo | Data | Conteúdo |
|---|---|---|
| Módulo 0 | 11/10 | Proposta Geral do Curso, MiniBio dos Profissionais, Resultados Esperados |
| Módulo 1 | 18/10 | Contextualização Regulatória | Diagnóstico Institucional |
| Módulo 2 | 25/10 | Planejamento Estratégico e Adequação Acadêmica |
| Módulo 3 | 01/11 | Modelos Acadêmicos | Docentes e Mediadores |
| Módulo 4 | 08/11 | Tecnologias | Conteúdos | Avaliação da Aprendizagem |
| Módulo Bônus | 29/11 | Módulo Especial com professor convidado |
Suporte aos participantes para implementação das propostas, por WhatsApp, durante um mês após a conclusão do curso.